domingo, 2 de outubro de 2011

Atividade 1.1 Reflexões Iniciais


Mudanças na sociedade atual

Na sociedade atual, a mídia e as tecnologias da informação e da comunicação se transformaram em grandes mediadores sociais. Mas, nem toda a população está plenamente preparada para lidar com a grande quantidade de informações que circulam na nova realidade.
 Na Sociedade da Informação, uma pessoa que não usar as tecnologias da informação e comunicação como uma ferramenta para agregar conhecimento, facilitar tarefas diárias, otimizar e dar velocidade às comunicações, ampliar redes, será uma excluída digital. A tecnologia, por muito inovadora que seja, só é eficaz quando passa a fazer parte integrante da cultura e da sociedade e isto só ocorre quando é uma tecnologia capaz de exercer interação “amigável” com o ser humano, como parte integrante do seu meio e não como intrusa e ameaçadora.
O surgimento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação trouxe mudanças profundas nas relações econômicas, políticas, sociais e culturais e, ao mesmo tempo em que pontes informais foram construídas – ligando mercados, capitais, interesses e pessoas e permitindo trocas numa velocidade jamais imaginada, também abismos foram criados (ou aprofundados), deixando de um lado aquelas pessoas que têm acesso e recursos para a utilização efetiva das tecnologias e de outro, as que não têm.
O domínio das informações assumiu papel estratégico para os indivíduos e a coletividade participarem ativamente do mundo globalizado. A ordem atual aponta, tanto na esfera econômica, quanto para as esferas político, social e cultural para a necessidade de trabalhar conjuntamente, em tempo real, on-line, o que remete a necessidades de incorporação social das tecnologias e de educação dos indivíduos para o uso eficiente das informações no dia a dia.
Neste cenário novas e antigas tecnologias se aliam a educação como recursos indispensáveis emergindo a necessidade de incorporação das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem. Paralelamente, emerge também a necessidade da gestão comunicativa nos espaços de aprendizagem, como contribuição no planejamento e otimização do uso das informações mediadas pelas tecnologias na educação.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário