segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Atividade 3.3 Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

Plano de aula:Medidas de grandeza-massa e capacidade

Professoras cursistas:Joana Nogueira e Lucilene Cardoso

Turma :5º ano D-27 alunos

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aplicar a Matemática em situações cotidianas faz a diferença para os/as alunos/as perceberem que o componente curricular não originou apenas da sala de aula, mas também da necessidade do cotidiano social. Desse modo, o/a aluno/a poderá: aplicar de forma concreta alguns conceitos matemáticos referente as medidas e melhorando sua compreensão e apreensão; ter seu interesse pela Matemática despertado ante sua aplicabilidade e desenvolver  conhecimento de comparação de medidas por meio de leitura dos rótulos de embalagens de produtos e panfletos de propaganda.
Duração das atividades
 6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que os/as alunos/as conheçam ou tenham vivenciado algum tipo de contato com embalagens para análise dos rótulos. Também devem saber resolver operações simples de adição, subtração, multiplicação e divisão; noções básicas sobre o litro e quilograma para conhecer seus submúltiplos.
Estratégias e recursos da aula
Professor/a peça aos/as alunos/as que tragam embalagens vazias e limpas de produtos alimentícios e de limpeza que usam em casa.

Faça uma roda de conversa com objetivo de identificar os conhecimentos prévios refletindo, sobre o uso das embalagens nas nossas vidas e promova a interpretação dos rótulos dos produtos que trouxeram de casa.
Professor/a você poderá iniciar esse diálogo fazendo-lhes algumas perguntas:

1. Suas famílias costumam ler o rótulo das embalagens? Quem faz, como e quando ocorre?
2. É importante ler os rótulos das embalagens?
3. Quando vamos as compras o que compramos por quilo ?.E por litro?
4.Os produtos são vendidos somente em embalagens de um litro ou de um quilo? Ou encontramos quantidades menores ou maiores desses produtos?

Construa ,juntamente com os alunos tabela com o que compramos por quilo e o que compramos por litro


Análise dos rótulos das embalagens
Nome do produto
Compramos por litro
Nome do produto
Compramos por quilo
refrigerante
 2 litros
 café
 500 gramas





Com as informações da tabela, você professor/a poderá explorar as informações criando situações-problema que venham ao encontro do conteúdo trabalhado com a turma, tais como: adição, multiplicação, divisão e utilizando o dinheirinho sem valor simular compras de produtos,trabalhando o troco.
Por exemplo:
1. Em uma embalagem de dois litros, quantos copos de 250 mililitros de água poderemos colocar?
2. O pacote de café possui 500 gramas em sua embalagem.Para comprar 5Kg desse produto quantas embalagens preciso comprar?
3.Se o pacote de 2kg de feijão custam R$ 4,50 quanto pagarei por 6 pacotes? E pagando com 50 reais ,qual será o troco?
4-Quem leva mais ?        Paulo com  2,5litros ou José com 300 ml?
                                        Marcos com 500 gramas ou Carmem com 1,2 quilograma
Recursos Educacionais
Recursos Complementares
Resolução das atividades do livro didático.(VIEIRA Fabio,RIBEIRO Jackson,PESSOA Karina,A Escola é Nossa 5º ano ,Editora Scipione ,2ª edição,São Paulo,2011)
Avaliação
A avaliação dessa temática, poderá ser feita, através da observação da participação dos/as aluno/as, durante o desenvolvimento das aulas e das atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário