Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC-Ano:2011
Cursista: Joana Nogueira Gonçalves/ Lucilene Cardoso da Silva Raimundo
Tutora: Alesandra Aparecida de Melo Ribeiro
Unidade 2 – Internet,hipertexto,hipermídia
Atividade2-6-Planejando atividade com hipertexto ou internet
PROJETO TRÂNSITO NA ESCOLA
1.APRESENTAÇÃO
O homem sempre teve necessidade de se deslocar de um lugar a outro em busca de alimentos, outros bens e serviços essenciais para sua vida.
Sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução de problemas como respeito as regras de circulação e prevenção de acidentes servindo o projeto de um canal de informações e formação para as nossas crianças e adolescentes.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
- Desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivência socialmente justa por meio da Educação para o Trânsito.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Destacamos que esses objetivos específicos desse Projeto se baseiam principalmente em Lobo (2008) e Vieira et al. (2008), e são:
- Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
- Conhecer a historia dos meios de transportes;
- Reconhecer os meios de transportes aéreos, aquáticos e terrestres;
- Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
- Analisar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
- Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola;
- Saber reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito;
- Conscientizar sobre a relevância dos primeiros socorros;
- Desenvolver a atenção e a percepção, aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;
- Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo, humildade etc.
3. JUSTIFICATIVA
O “Projeto Trânsito na Escola” busca “contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida e levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas” (Bogue et al., 2008).
4. PARCERIAS DO PROJETO
O “Projeto Trânsito na Escola” será executado pela Professora Joana Nogueira de Souza Gonçalves e Coordenadora Lucilene Cardoso da Silva Raimundo,contando com o apóio da direção da Escola M.Arthur Hoffig Pólo Zona Urbana e tutora doCurso da TICs –Eproinfo-MEC Profª Alesandra Ribeiro promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Brasilândia-
5. ATIVIDADES DO PROJETO TRÂNSITO NA ESCOLA
5.1 ATIVIDADES EM CLASSE
Relembramos que existem diversos exemplos de projetos pedagógicos que tratam dessa temática, em diferentes localidades do Brasil. Dessa maneira, o presente Projeto se espelha nesses trabalhos, utilizando tais referências, especialmente de Bogue et al. (2008), Lobo (2008) e Vieira et al. (2008).
Como proposta de abordagem do tema, o professor irá realizar debates e discussões em classe para levantamento de conhecimentos prévios dos alunos, enfocando assuntos diversos, como por exemplo:
(1) desobediência à sinalização;
(2) organização em sala de aula, no pátio, na calçada, na rua, no ônibus;
(3) comportamento no interior do veículo;
(4) comportamento das pessoas como motorista, ciclista, motociclista e pedestre; e
(5) consciência da realidade, da mudança, da política social e consciência cidadã.
CONTEÚDO
A) PORTUGUÊS
- Leitura de textos sobre trânsito ,
- Produções de textos e poesias com essa temática,
- Interpretação de placas de trânsito com os seus significados,
- Pesquisas dos fatos e noticias de acidentes causados no trânsito na cidade.
- Debates e apresentação de vídeos.
B) MATEMÁTICA
- Observação das formas geométricas nas placas de sinalizações,
- Elaboração de gráficos com os tipos de transporte utilizados pelos alunos.
C) ARTES
- Leitura de músicas , paródias,
- Cores dos semáforos,
- Organização de teatros e dramatizações,
- Desenhos de faixas educativas,
- Recortes e confecção de meios de transportes com utilização de materiais recicláveis.
E) HISTÓRIA
- História dos meios de transporte,
F) GEOGRAFIA
- O trânsito urbano, rural e nas grandes cidades,
- Noção de espaço das vias urbanas e ciclovias,
- Estudo de mapas de rodovias e estradas vicinais,
G) CIÊNCIAS/ MEIO AMBIENTE
- Primeiros socorros,
- Poluição do Ar,
- Aquecimento Global,
- Combustíveis fósseis e biocombustíveis.
5.2 ATIVIDADES EXTRA-CLASSE
Há uma grande possibilidade de atividades “Extra-classe” para se trabalhar a temática do trânsito na Escola, entre as quais:
- Pesquisa na sala de Tecnologia
- Passeios ao redor da Escola para que os alunos possam conhecer as formas de sinalização (faixas), placas e semáforos.
- Realizar panfletagem de textos informativos para a comunidade de pais ou responsáveis.
6. RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
Este tópico reúne todas as informações sobre os recursos humanos e materiais necessários para a execução do “Projeto Trânsito na Escola”.
6.1 RECURSOS HUMANOS
Nesse tópico “Recursos Humanos”, trazemos apenas a relação das pessoas que estarão executando as ações propostas, o que não inclui toda a parcela da comunidade que será atingida pelo presente Projeto.
-Professores diretamente envolvidos -Joana Nogueira e Lucilene Cardoso.
6.2 RECURSOS MATERIAIS
Nesse tópico apresentamos de forma detalhada os recursos materiais básicos necessários para a execução do “Projeto Trânsito na Escola”.
A – MATERIAL DIDÁTICO
Resma de papel A4,
Cartolinas
Tesouras, cola branca e fita adesiva,
Pincel atômico,
Pincel para pintura,
Tinta guache,
Caixas de lápis-de-cor,
Revistas, jornais, gibis e folhetinhos,etc.
B–MATERIAL DE APOIO
Computadores e Data Show, Aparelho de DVD,TV tela plana,Filmes de DVD,Aparelho de som portátil,CD's diversos,Máquina fotográfica digital.
7.AVALIAÇÃO
A avaliação do “Projeto Trânsito na Escola” se dará durante todo o processo pedagógico, através da participação, interesse, entusiasmo e desenvolvimento das práticas em “Classe” e “Extra-classe”e observação quanto a mudança de comportamento, de atitude, de postura ética e moral nos educandos e demais segmentos da Escola. Isso será observado na convivência social, no contexto do trânsito enquanto pedestres, ciclistas, passageiros e futuros condutores .
9.BIBLIOGRAFIA
Faria, E.O.F. 2008. Desenvolvendo um projeto com o tema trânsito. APATRU – Associação de preventiva de acidentes e assistência às vitimas do trânsito. São José do Rio Preto (SP). Disponível em: http://www.transitocomvida.ufrj.br/DesenvolvendoProjetoComTemaTransito.asp
http://www.suapesquisa.com/poluicaodoar/
http://www.detran.ba.gov.br/noticias/NOCOES_1_SOCORROS.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transportes_do_Brasil
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