O projeto Trânsito foi desenvolvido na Escola Municipal Arthur Hoffig, na sala do 5º ano do ensino Fundamental período vespertino juntamente com a professora da sala Joana Nogueira. Para que fosse possível a realização da atividade os alunos contaram com os conhecimentos tecnológicos de pesquisa e manuseio dos computadores na pesquisa e os alunos que não tinham experiências contaram com a ajuda com colegas já que estavam em duplas e auxiliados pelas professores responsáveis pelo projeto Joana e Lucilene.O projeto foi proposto pelo currículo, onde não apenas reforçaram seus conhecimentos conceituais como ao trabalhar com hipertexto, perceberem que existem outras formas de se registrar um texto para facilitar o entendimento do leitor.Por ser uma atividade diferente ,os alunos ficaram um pouco agitados,como se não fossem conseguir realizar,não vou dizer que foi fácil , ao realizar saíram satisfeitos com suas produções percebendo algo novo que aprendeu.
Pontos a constar no registro descritivo do projeto:
1-Objetivos: Contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida e levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes.
2-Turma: turma do 5º ano do Ensino Fundamental como o apoio da professora Joana Nogueira e a professora Lucilene Cardoso.
3-Desenvolvimento: Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema Trânsito , Passeios ao redor da Escola para que os alunos observassem as formas de sinalização (faixas), placas e semáforos existentes ou não.
Leitura de textos informativos em sala por meio de Pesquisa na internet na sala de Tecnologia e construção de hiperlinks.
4-Resultados obtidos: Alunos informados e conscientes de seu papel de transmissor de atitudes corretas no Trânsito perante a sociedade.
5-Conclusões: A experiência foi valiosa tanto para os alunos como nós professores que percebemos uma didática de construção de conhecimento realizado por meio de debates e pesquisas,diferente de entregar tudo pronto e acabado.
6-Bibliografia http://www.transitocomvida.ufrj.br/DesenvolvendoProjetoComTemaTransito.asp
Atividade usando hiperlink:
Pesquisa e leitura de textos informativos e imagens em hiperlinks nas frases abaixo:
- identificar a educação para o trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
- conhecer a historia dos meios de transportes;
- reconhecer os meios de transportes aéreos, aquáticos e terrestres;
- colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
- saber reconhecer e inter projeto trânsito na escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário